Museu de Zoologia João Moojen
Universidade Federal de Viçosa

Cursos

No MZUFV também são ministrados cursos sobre diferentes áreas da zoologia. Os cursos ocorrem particularmente na Semana do Fazendeiro, evento anual da UFV, no Simpósio de Iniciação Científica da UFV e em Semanas Acadêmicas de diferentes cursos de graduação.


Diversidade e Identificação de Serpentes Brasileiras
Conteúdo teórico: origem das serpentes; anatomia, atividade, comportamento, dieta, reprodução.  Famílias de serpentes brasileiras, características gerais, espécies, distribuição. Acidentes ofídicos: medidas preventivas, primeiros socorros, tipos de veneno, produção de soro anti-ofídico, utilidade do veneno na indústria. Conteúdo prático: identificação e reconhecimento das principais famílias e espécies; captura e manejo de serpentes;

Taxidermia
A taxidermia é um procedimento exercido por biólogos, que envolve conhecimentos de diversas áreas além da Biologia, como: Química, Anatomia, Comportamento, Ecologia, Artes Plásticas, entre outras. A palavra é um termo grego para "dar forma a pele", sendo a arte de montar animais para a exposição ou estudo. Entre os principais objetivos da mesma está o resgate de espécimes descartados, de forma a reconstituir suas características físicas.

Monitoramento de mamíferos de pequeno e médio porte
Em construção


Além disto, o MZUFV fornece apoio a diversos setores da UFV, como a Estação de Piscicultura e de Investigações Florestais e Centro Mineiro para a Conservação Natureza,além de interagir com órgãos e instituições regionais como o IEF, IBAMA, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFILE – UEMG) sediada em Carangola/MG.