Museu de Zoologia João Moojen
Universidade Federal de Viçosa

Divulgação Científica

Leitura recomendada: "Pra que serve a natureza?"

Um excelente texto de autoria de E. G. Wilson, autor de dois livros ganhadores do Prêmio Pulitzer. O texto What is nature worth? There's a powerful economic argument for preserving our living natural environment ("Pra que serve a natureza? Há um forte argumento econômico para preserver nossos ambientes naturais", em português) publicado no jornal San Francisco Chronicle enfatiza a importância da natureza para o homem, assim como os benefícios oriundos de sua preservação. Uma tradução livre do texto elaborada pelo Prof. Rômulo Ribon está disponível abaixo.
Fonte: Profº. Dr. Rômulo Ribon / Departamento de Biologia Animal
Baixar: Pra que serve a natureza? (146KB)


Folderes temáticos "Conhecer para preservar"
Material desenvolvido pela equipe  do setor de Herpetologia do MZUFV, visa divulgar a fauna de anfíbios e répteis (particularmente as serpentes) nas regiões de Muriaé, Ouro Branco e Viçosa, além da Fauna da Bacia do Rio Pandeiros (norte de Minas Gerais). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) apoiou a confecção dos folderes. Estes podem ser baixados gratuitamente:

Folder - Anfíbios da Serra do Ouro Branco (4.387KB)
Folder - Serpentes da Zona da Mata Mineira (4.506KB)
Folder - Anfíbios de Muriaé, Minas Gerais (4.660KB)
Folder - Conservação da Fauna do Rio Pandeiros (4.427KB)
Folder - Museu de Zoologia João Moojen: Pesquisa, Ensino e Extensão em Zoologia (1.313KB)

 


Serpentes de Viçosa e região (Minas Gerais)
Confira a cartilha educativa sobre um dos mais fascinantes grupos de animais, as serpentes. O material foi elaborado por Henrique Caldeira Costa, Mário Ribeiro de Moura e Renato Neves Feio, do setor de Herpetologia do Museu de Zoologia João Moojen, e teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A cartilha, feita com linguagem simples e clara, é direcionada ao público em geral e será distribuída em campanhas de educação ambiental nas escolas da rede pública de ensino de Viçosa e região, além de ser fornecida a moradores de zonas rurais. A mesma também pode ser baixada gratuitamente:

 

Baixar: Serpentes de Viçosa e região (Minas Gerais) (18.333KB)


Os anfíbios e a Serra do Ouro Branco - Minas Gerais
Cartilha educativa sobre os anfíbios da Serra do Ouro Branco. Conheça mais sobre os anfíbios da região sul da Cadeia do Espinhaço, uma das áreas com a maior diversidade de anuros do estado de Minas Gerais. O material foi elaborado por Vinícius de Avelar São Pedro, Mário Ribeiro de Moura e Renato Neves Feio, do setor de Herpetologia do Museu de Zoologia João Moojen, e teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A cartilha traz informações sobre biologia básica, conservação e importância dos anfíbios no meio ambiente. Faça o download gratuito.

 

Baixar: Os anfíbios e a Serra do Ouro Branco - Minas Gerais (12.065KB)