Museu de Zoologia João Moojen
Universidade Federal de Viçosa

Breve Histórico

A coleção de peças zoológicas do Museu de Zoologia da Universidade Federal de Viçosa teve início em 1933, através do Prof. João Moojen, tendo sido prosseguida por seu antigo aluno, Prof. José Candido de Melo Carvalho até 1946. Contudo, posteriormente o Museu sofreu uma perda e deterioração de vários exemplares devido à falta de um local apropriado para o depósito de material e curadoria inadequada.

Nas últimas décadas, o esforço combinado de vários professores e pesquisadores tem levado à recuperação e melhoria das coleções. Em 1993, o aumento das atividades do Museu levou à transferência das coleções do Edifício Chotaro Simoya (“Prédio da Biologia”) para a casa n° 32 da Vila Gianetti, no campus da Universidade Federal de Viçosa. O museu foi nomeado em homenagem ao fundador de suas coleções, tornando-se conhecido como “Museu de Zoologia Professor João Moojen de Oliveira”. Em 2007 o nome foi modificado para “Museu de Zoologia João Moojen”.

Hoje, o Museu de Zoologia João Moojen possui mais de 20 mil peças zoológicas em seu crescente acervo, incluindo fósseis, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, em sua maioria coletados na região de Viçosa e no estado de Minas Gerais.

Mais detalhes sobre o acervo do MZUFV podem ser visualizados na sessão Coleções.

Clique aqui e confira mais fotos sobre momentos históricos do Museu de Zoologia.


 

Brief History

The Federal University of Viçosa Museum of Zoology’s collection of zoological specimens was started in 1933 by Professor João Moojen, and continued by his former student Professor José Candido de Melo Carvalho until 1946. Subsequently, however, the Museum suffered the loss and deterioration of many specimens, due to lack of an appropriate facility for the materials and inadequate curatorship.

In the last few decades, the combined efforts of numerous professors and researchers have brought about the restoration and enhancement of the collections. In 1993, the expanded scope of the Museum’s activities led to the transference of the collections to House n° 32 of Vila Gianetti on the campus of Federal University of Viçosa. The museum was named after the collection’s founder, becoming known as ‘Museu de Zoologia Professor João Moojen de Oliveira’ (Professor João Moojen de Oliveira Museum of Zoology). In 2007 the name was shortened to ‘Museu de Zoologia João Moojen’ (João Moojen Museum of Zoology).

Today, the Museum houses more than 20,000 zoological specimens in its expanding collections, including fossils, fish, amphibians, reptiles, birds and mammals, mostly from the region of Viçosa and the state of Minas Gerais. More details about the collections of the Museum can be found at the section Collections.

Click here and check some photos about historical moments of the Museum of Zoology.